domingo, 31 de agosto de 2014

RESENHA: Os 13 Porquês- Jay Asher


"Se meu amor fosse um oceano, não haveria mais terras. 

Se meu amor fosse um deserto, você só enxergaria areia"



Olá, meus caros. Tudo bom?

Esta resenha será um pouco diferente das que nós costumamos fazer pois se trata de um tema meio emblemático: o suicídio.


Este livro conta a história de Hannah Baker, uma menina que se suicidou sem que ninguém soubesse o motivo. 

Um belo dia um menino chamado Clay Jansen recebe uma caixa em sua casa. Nela contém 7 fitas que Hannah deixou para as pessoas que seriam os motivos de ela ter se matado, tendo cada lado da fita a história para uma pessoa diferente. Essa caixa foi passando por todas essas 13 pessoas que estavam nas fitas.

No começo, este livro vai te prendendo, não só com a história, mas também com a linguagem em que é escrito.

Como a cada um dos lados das fitas(13) há uma história diferente que vai sendo ligada com a seguinte, o leitor fica na expectativa de que será uma história emocionante, e ,ao chegar ao final, isso é quebrado.
Acredito que provavelmente seja isso que nos leva a ler até o final.
Mas no final, a expectativa é bem mais emocionante que a realidade pois vários dos motivos que Hannah apresenta chegam a ser bem bobinhos. Em que sentido? Do tipo "Ah, fulano passou a mão na minha perna". Não, eu não estou brincando....

Para constar, não tenho nada contra isso, só acredito que os motivos apresentados não justificaram o ato de Hannah.
Reza a lenda de que teremos o filme em breve....
Recomendo? Não compre. Mas leia. É um meio excelente de entender o que passa uma pessoa que perdeu outra pelo suicídio.

Nota(0 a 5): 3,0

4 comentários:

  1. Eu li esse livro em pdf. A história de Hannah em si é bem instigante, desafia-nos a continuar a leitura numa busca desenfreada para descobrirmos o quê, ou quem, afinal, ela responsabiliza pelo suicídio. Como você, eu achei que faltou um pouco de profundidade no enredo, os motivos apresentados por ela em cada fita nos parecem bobos e injustificáveis para um ato de tamanho desespero. Mas, no fim da história, a impressão que o livro me deixou foi que a solidão de Hannah foi a causa real do seu suicídio. Aparentemente esse sentimento não está entre os "13 porquês", mas se atentarmos as falas da personagem, ele fica bem mais evidente.
    Gostei da sua resenha. Voltarei mais vezes! Beijos!

    http://trechoseresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse livro, mas fiquei curiosa!!!
    Adorei o seu blog e já estou a seguir!!
    beijos,
    Daniela

    http://ddocesonhadora.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Geralmente livros que tratam do tema suicídio exploram bastante a profundidade e a fraqueza emocional da pessoa que está naquela situação, os motivos literais podem parecer bobos mas a soma e o envólucro de tudo em torno dela pode ter sido o fator decisivo.
    Com certeza lerei o livro.
    Abraço.

    http://chacomresenha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro de longe é o meu favorito. É uma temática bem diferente que não são todas as pessoas que gostem de ler/ouvir. Essa história me prendeu do começo ao fim.
    Beijos, estou seguindo.
    http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir