sexta-feira, 7 de março de 2014

Resenha: Convergente - Veronica Roth

Senhoras e senhores, com vocês, a tão esperada resenha de Convergente!!


Depois que  Jeanine Mathews é assassinada e Evelyn Johnson toma o poder da cidade, se tornando mais uma governante tirana, e depois do video de Edith Prior falando sobre o que há fora de lá, Tris e Quatro descobrem que há um grupo chamado Convergente(tinha que ser né?) que faz planos para sair da cidade.
Nele estão Johanna, Cara, Tori, Peter, entre outras pessoas. Quando o casal e mais um grupo de amigos saem da cidade para descobrir o que lá fora, eles conhecem o complexo de Bureau, um órgão do governo dos Estados Unidos que coordena e vigia todas as cidades. Lá, eles também descobrem que sua cidade, chamada Chicago, era um experimento onde foram colocadas pessoas que são geneticamente "danificadas", que seriam as pessoas normais, e as geneticamente "puras", que seriam os Divergentes. Toda essa modificação genética foi feita por causa da tamanha violência, mau comportamento, egoísmo, etc. Dai surgiram a ideia das facções!

Ok, tudo bem... eles saíram da cidade, que maravilha! Mas, nessa parte de geneticamente puros e geneticamente danificados, a autora acabou dando uma viajada, não acham?

E para melhorar a situação, há ainda julgamentos e preconceitos diferentes de cada um dos dois, como se os geneticamente puros fossem uma elite da sociedade.

Logo logo, eles descobrem que:
- Quatro não é divergente de verdade;
- Todos os habitantes da cidade de Chicago foram vigiados constantemente desde o primeiro momento de suas vidas;
- Toda essa ideia de geneticamente modificados foi uma mentira;
- Bureau "patrocinou" o que aconteceu depois do Ataque das Simulações;
- Entre outros spoilers....

Além de ter um final muito idiota, a autora conseguiu dar uma viajada legal na hora de fazer o final, fugindo muito do que a série era antes...


Coisinhas sobre o livro:
1- ele é dividido entre os capítulos de Tobias e de Tris.
2- Ironicamente, o capitulo 4 é o de Tobias.(Só os fortes entendem....)
3- Teremos livros extras, como o The Transfer(O transferido);

 Depois de ler esse livro, senti saudade de Divergente, que mostra mais sobre o sistema de facções, a iniciação, etc.

E assim acaba a trilogia Divergente, do mesmo jeito que Jogos Vorazes : com o primeiro livro incrível e o ultimo um lixo...


Enjoy!







Um comentário:

  1. Oi adorei sua resenha, simplesmente fantástica....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

    ResponderExcluir