terça-feira, 28 de julho de 2015

RESENHA: 1984 - GEORGE ORWELL

Olá meus caros,

Finalmente, depois de muita espera, resolvi ler um dos grandes clássicos da literatura e postar uma resenha sobre ele.

1984 conta a história de Winston Smith, um homem de 39 anos que vive dentro de uma sociedade de controle(do ponto de vista sociológico). O enredo se passa em Londres, mas em uma data não muito certa(pois Winston não se lembra...), onde tudo é controlado pelo Grande Irmão.
Além disso, há a grande repressão e o medo mostrados na figura da Polícia das Idéias, a qual reprime todos aqueles que são acusados de "pensar".
Ao longo do livro, pode-se ver como é o modo de vida dessa sociedade, e, o mais interessante, é o estado emocional de Smith que demonstra o desejo de se rebelar, mas não sabe como e muito menos pode.


  • Mas, o que é uma sociedade de controle?
Seria um meio onde as pessoas são vigiadas constantemente e enquadradas dentro de um padrão disciplinar, ou seja, é como se todos vivessem em uma grande prisão cercada por câmeras(no caso da história, as "câmeras" são conhecidas como teletelas).

Infelizmente, darei spoilers se continuar falando um pouco mais sobre a história...

Mas o livro em si é muito interessante, principalmente para se entender o conceito de Estado totalitário(representado pelo Grande Irmão) e de Sociedade de Controle. Os leitores em geral provavelmente o acharão um pouco monótono( e é mesmo kkkk) mas, ainda assim, é fascinante.


  • Curiosidade:
Foi baseado na história de George Orwell que surgiu o reality show "Big Brother". Portanto, se você é um daqueles que odeia o programa, já sabe a quem culpar! kkkkk



  • Recomendo?
Sim, com certeza!
1984 é um grande clássico da literatura inglesa que enriquece bastante a nossa mente, apesar da monotonia e da linguagem pesada e as vezes chata...
Já está na minha estante, pois vale a pena apesar do preço alto do exemplar.

Aqueles que gostam de estudar sobre política irão adorar esse livro!(#ficaadica)

NOTA(de 0 a 5): 4,5

Um comentário:

  1. Ótima resenha! 1984 está entre meus favores, fonte de inspiração e de percepção de mundo. Ao extrapolar uma realidade ele fornece elementos metafóricos que podemos usar para entender nossa própria sociedade e condição humana. Na mesma linha recomendo outro clássico que ao lado de 1984 muda nossa concepção de mundo: "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley, publicado em 1932.

    ResponderExcluir