quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Dicas de Quinta #2

Bom, começando a pensar um pouco nos nossos seguidores vestibulandos, separei alguns livros que vão cair esse ano na FUVEST. Se você não for prestar vestibular esse ano, veja se algum desses títulos te agrada.


1) Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
É após a morte que Brás Cubas decide narrar suas memórias. Nesta condição, nada pode suavizar seu ponto de vista irônico e mordaz sobre uma sociedade em que as instituições se baseiam na hipocrisia. O casamento, o adultério, os comportamentos individuais e sociais não escapam à sua visão aguda e implacável, nesta obra fundamental de Machado de Assis. 












2) O Cortiço - Aluísio de Azevedo
A obra busca recriar a realidade dos agrupamentos humanos sujeitos à influência da raça, do meio e do momento histórico. O predomínio dos instintos no comportamento do indivíduo, a força da sensualidade da mulher mestiça, o meio como fator determinante do comportamento são algumas das teses naturalistas defendidas pelo autor ao lado de denúncias sociais. O protagonista do romance é o próprio cortiço, onde se acotovelam lavadeiras, trabalhadores de pedreira, malandros e viúvas pobres.


3) Vidas Secas - Graciliano Ramos
Em ´Vidas Secas´, o autor se mostra mais humano, sentimental e compreensivo, acompanhando o pobre vaqueiro Fabiano e sua família com simpatia e uma compaixão indisfarçáveis. Além de ser o mais humano e comovente dos livros de ficção de Graciliano Ramos, ´Vida Secas´ é o que contém maior sentimento da terra nordestina, daquela parte que é áspera, dura e cruel, sem deixar de ser amada pelos que a ela estão ligados teluricamente. O que impulsiona os seres desta novela, o que lhes marca a fisionomia e os caracteres, é o fenômeno da seca.








4) Capitães de Areia - Jorge Amado
Publicado em 1937, pouco depois de implantado o Estado Novo, este livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura. Em 1940, marcou época na vida literária brasileira, com nova edição, e a partir daí, sucederam-se as edições nacionais e em idiomas estrangeiros. A obra teve também adaptações para o rádio, teatro e cinema. Documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador, Jorge Amado a descreve em páginas 
carregadas de beleza, dramaticidade e lirismo.

É bem provável que eu poste ainda esse ano as resenhas desses livros. 
Enjoy!

2 comentários:

  1. Já Li Vidas Secas e O Cortiço! Gostei da leitura dos livros e são temas que dão muita discussão.
    Lembro que na época era para ler Memórias Postumas de Bras Cuba, só não li porque não tive como arrumar o livro e todos na biblioteca da escola já estavam emprestados. Outro que gostei bastante, e normalmente cai em vestibular, é Dom Casmurro. Fui praticamente a única na escola a gostar da leitura e não ler por obrigação e sim por prazer.

    Quando postar as resenhas vou adorar lê-las. :)
    Seguindo o blog!
    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já li todos eles, com exceção do livro do Machado de Assis, que somente vi a peça de teatro, mas pretendo lê-lo.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir