sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Resenha: A Revolução dos Bichos - George Orwell

A revolução dos bichos conta a história de uma fazenda cujos animais eram explorados pelo dono. Um belo dia, um de seus líderes, o porco Old Major( li o livro em inglês e não consegui traduzir o seu nome), fala sobre uma revolução, onde os animais superariam os seres humanos e todos conseguiriam contribuir para o seu novo estilo de sociedade de uma forma igualitária. E assim, todos os bichos da Fazenda Manor fazem uma revolução, expulsam os donos de sua casa e controlam tudo, como por exemplo algumas regras estabelecidas totalmente contra humanos. Conforme o desenrolar da história, você acaba percebendo que a ideia inicial vai sendo mudada sutilmente, sem que os outros animais percebam a princípio.

Achei esse livro bem interessante por se tratar de uma crítica ao socialismo, mostrando a ideia inicial comunista, mas com o tempo, acaba sendo muito mais socialista e ditatorial do que outra coisa, mostrando quase que de uma forma óbvia sobre como os líderes da fazenda se comportavam de modo muito semelhante que muitos outros líderes socialistas por ai. 

Junto com 1984, A revolução dos bichos é desde a Segunda Guerra mundial um grande clássico, deixando o leitor cada vez mais revoltado a cada capítulo e, provavelmente, fazendo o rever o conceito de livro bom.
Pessoas que gostam mais da área de humanas e que se interessam por política, vão adorar esse livro! 

Recomendo comprar?
Sim! Com certeza! É um ótimo livro de cabeceira e te ajuda bastante com as ciências humanas(para os estudantes), a entender de uma forma diferente o socialismo.

Nota: 5!



Nenhum comentário:

Postar um comentário